Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / GREVE

Imprimir Notícia

Bancários do CE divulgam manifesto contra cutistas

Categoria critica postura antidemocrática das entidades que apoiam as reivindicações rebaixadas defendidas pela Contraf-CUT.

06/10/2011 às 09:37
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Bancários do Banco do Brasil (BB) lotados na agência Avenida Pontes Vieira, em Fortaleza-CE, divulgaram um manifesto, nesta quinta-feira (05/10), contra a maneira que o Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB-CE) – filiado à Contraf-CUT – tem conduzido a campanha salarial no Estado.

Os trabalhadores criticaram o posicionamento antidemocrático do SEEB-CE que, além de cercear a livre participação da categoria nas assembleias, defende as reivindicações rebaixadas e autoritárias apresentadas pela Contraf-CUT.

No documento, os bancários afirmam que o SEEB-CE deveria seguir o exemplo de entidades como o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) que - de forma democrática e com participação ativa da base - têm mostrado empenho na luta pelas verdadeiras reivindicações da categoria, tais como: a recuperação das perdas salariais acumuladas desde 1994, recuperação do antigo Plano de Cargos e Salários (PCS) do BB, ampliação do piso, entre outros benefícios.

Os bancários argumentam ainda que só uma mudança de pensamento por parte dos dirigentes sindicais estimulará a categoria cearense a participar ativamente da campanha salarial.

“As ausências ou indignações dos bancários em atos e assembleias deve-se à maneira como estas são conduzidas, notadamente cerceando a participação da base, quando o bom senso indica incentivar e criar oportunidades para a base se manifestar. A principal razão das “greves de pijama” são as baixas reivindicações que não motivam a maioria dos bancários” – afirmaram.

O manifesto foi divulgado com o intuito de reverter os rumos da campanha salarial no Ceará que, segundo os bancários, apresenta os mesmos vícios dos anos anteriores, cujos resultados ficaram aquém das expectativas de grande parte dos bancários, graças ao companheirismo da CUT com a classe patronal. 

CONFIRA O MANIFESTO NA ÍNTEGRA 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!