Proporcionalmente à quantidade de clientes, o BMG foi o banco que mais teve reclamações registradas no Banco Central no primeiro semestre.
Foram 784 queixas contra a empresa, que resultaram em um índice de 323,79, muito acima da nota do segundo colocado no ranking, o Itaú, de 59,05.
O indicador é calculado dividindo-se o número de reclamações que o BC julgou procedentes no período pelos correntistas da instituição. O resultado é então multiplicado por 1.000.
O levantamento só considera bancos com mais de 2 milhões de clientes. É a primeira vez que o BMG aparece na lista, porque só agora atingiu esse porte.
O contrário aconteceu com o Mercantil do Brasil, cuja carteira encolheu.
Abaixo, veja a situação dos 10 mais reclamados da primeira metade do ano:
Posição | Banco | Índice | Reclamações | Clientes |
---|---|---|---|---|
1 | BMG | 323,79 | 784 | 2.421.322 |
2 | Itaú | 59,05 | 3560 | 60.280.674 |
3 | Caixa | 50,74 | 4022 | 79.259.341 |
4 | Bradesco | 47,8 | 3714 | 77.689.516 |
5 | Santander | 35,88 | 1226 | 34.166.628 |
6 | Banco do Brasil | 33,23 | 1886 | 56.752.883 |
7 | Banrisul | 27,63 | 109 | 3.944.536 |
8 | HSBC | 25,23 | 331 | 13.119.134 |
9 | Votorantim | 22,9 | 87 | 3.798.665 |
10 | Banco do Nordeste | 0,37 | 2 | 5.346.281 |
Os problemas
Entre as queixas registradas no semestre, a mais frequente foi a de oferta e informações inadequadas sobre produtos e serviços.
Em seguida, aparecem irregularidades em operações feitas por cartão de crédito.
Na sequência, ficaram problemas relativos à confiabilidade, segurança ou sigilo de operações e serviços.
O débito em conta não autorizado pelo cliente está em quarto lugar, seguido das cobranças irregulares de tarifas por serviços não contratados.
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