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PLANTÃO / SERVIÇO BANCÁRIO

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Os bancos mais reclamados do semestre e as maiores queixas

26/07/2016 às 08:30
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Proporcionalmente à quantidade de clientes, o BMG foi o banco que mais teve reclamações registradas no Banco Central no primeiro semestre.

Foram 784 queixas contra a empresa, que resultaram em um índice de 323,79, muito acima da nota do segundo colocado no ranking, o Itaú, de 59,05.

O indicador é calculado dividindo-se o número de reclamações que o BC julgou procedentes no período pelos correntistas da instituição. O resultado é então multiplicado por 1.000.

O levantamento só considera bancos com mais de 2 milhões de clientes. É a primeira vez que o BMG aparece na lista, porque só agora atingiu esse porte.

O contrário aconteceu com o Mercantil do Brasil, cuja carteira encolheu.

Abaixo, veja a situação dos 10 mais reclamados da primeira metade do ano:

Posição Banco Índice Reclamações Clientes
1 BMG 323,79 784 2.421.322
2 Itaú 59,05 3560 60.280.674
3 Caixa 50,74 4022 79.259.341
4 Bradesco 47,8 3714 77.689.516
5 Santander 35,88 1226 34.166.628
6 Banco do Brasil 33,23 1886 56.752.883
7 Banrisul 27,63 109 3.944.536
8 HSBC 25,23 331 13.119.134
9 Votorantim 22,9 87 3.798.665
10 Banco do Nordeste 0,37 2 5.346.281

Os problemas

Entre as queixas registradas no semestre, a mais frequente foi a de oferta e informações inadequadas sobre produtos e serviços.

Em seguida, aparecem irregularidades em operações feitas por cartão de crédito.

Na sequência, ficaram problemas relativos à confiabilidade, segurança ou sigilo de operações e serviços.

O débito em conta não autorizado pelo cliente está em quarto lugar, seguido das cobranças irregulares de tarifas por serviços não contratados.

 

 

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