Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / CONGRESSO ESTADUAL

Imprimir Notícia

Pesquisador defende luta coletiva para enfrentar adoecimento da categoria

José Augusto Pina palestrou sobre a "Intensificação do Trabalho, luta coletiva e saúde dos trabalhadores" durante o VIII Congresso dos Bancários.

27/06/2016 às 10:56
SEEB-MA
A+
A-

O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz e Doutor em Saúde Pública, José Augusto Pina, palestrou sobre a “Intensificação do Trabalho, luta coletiva e saúde dos trabalhadores” durante o VIII Congresso dos Bancários do Maranhão, realizado no sábado (25/06), na sede recreativa do SEEB-MA, em São Luís.

Na ocasião, Pina explicou os modelos de gestão utilizados pelos bancos, que se baseiam na imposição absurda de metas, na criação de um ambiente de competição interna, e na busca incessante por mais produtividade.

Segundo o pesquisador, o resultado de toda essa cobrança e competitividade é o adoecimento geral da categoria bancária, que sofre com o estresse, distúrbios mentais e doenças ocupacionais.

Para Pina, a melhor forma de combater esses problemas é a organização coletiva, especialmente nos locais de trabalho, com o apoio das entidades sindicais.

“É necessária a construção de uma ideologia que se contraponha à doutrina da intensificação, da competição, da doação integral ao trabalho. Um dos caminhos é proporcionar uma rotina de atividades esportivas e culturais, por meio do Sindicato, que reforcem a solidariedade entre os trabalhadores” – explicou.

O palestrante indicou, ainda, o filme “Dois dias, uma noite” e a peça “Pão e Pedra” para quem desejar se aprofundar no tema.

Indicações de filmes e peças que retratam o tema:

- Dois dias, uma noite: filme de 2015 que retrata drama de trabalhadora que se recupera de depressão, mas perde seu emprego, pois os colegas preferiram receber um bônus ao invés de mantê-la na equipe.

- Pão e Pedra: peça teatral que acompanha as dificuldades de diversas personagens do mundo do trabalho durante a greve dos metalúrgicos ocorrida em 1979, no ABC. 

GALERIA DE FOTOS
SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!