Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / SANTANDER

Imprimir Notícia

Santander: SEEB realiza ato contra assédio e demissões

Ato público aconteceu em frente agência do Bradesco de Imperatriz.

09/02/2024 às 11:37
Ascom/ SEEB - MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O SEEB-MA promoveu um ato público nesta quinta-feira (08/02) para protestar contra o assédio moral, as demissões imotivadas, o adoecimento e a demora do Santander em cumprir decisões judiciais, no Maranhão.

A manifestação ocorreu em frente à agência do banco, em Imperatriz. Na oportunidade, o Sindicato repercutiu a decisão da Justiça do Trabalho, que determinou desde o dia 22/01 a reintegração de mais uma bancária da instituição demitida na Regional. A trabalhadora, com mais de 16 anos de banco, foi desligada sem justa causa mesmo com vários problemas de saúde adquiridos no local de trabalho e com exame demissional considerando-a inapta para suas atividades.

Contudo, apesar da ordem judicial, o banco insiste em não reintegrar a bancária. Para o diretor do SEEB-MA, Marcelo Bastos, esses abusos do Santander não se justificam ainda mais diante do lucro superior a R$ 9,5 bilhões obtido em 2023. Já a diretora de saúde do Sindicato, Lívia Morais, destacou que essa é a segunda reintegração de empregados adoecidos no Santander ordenada pela Justiça, em Imperatriz, um local onde o Setor de Relações Sindicais do banco alegava que os bancários não adoeciam.

“Nosso repúdio a esse posicionamento da empresa” – criticou. Segundo o diretor João Siguinez, para reverter essas demissões, é indispensável que o(a) bancário(a) faça seus exames periódicos e guarde todos os laudos médicos, que comprovem os problemas de saúde relacionados ao trabalho.

Durante o ato, a especialista em RH do Santander, Mhait de Sousa, participou de uma reunião virtual com representantes do Sindicato, convidando a entidade para dialogar em outra ocasião sobre os meios que o banco oferece para a recuperação de trabalhadores adoecidos. A data da nova reunião ainda será definida.

“Aproveitamos essa conversa para ratificar que o SEEB-MA não medirá esforços para reintegrar a bancária demitida, para lutar contra o assédio e o adoecimento no banco e, sobretudo, para que as ordens do Poder Judiciário sejam cumpridas pelo Santander no Maranhão. Essa instituição não está acima do Estado nem da vida das pessoas. A luta continua” – finalizou o diretor Cássio Valdenor.

Além de Marcelo, Lívia, Siguinez e Cássio, participaram do ato o conselheiro Miguel Alves e os funcionários do Sindicato, Karine e Leonardo. Avante! 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!