Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / CAIXA ECONÔMICA

Imprimir Notícia

Caixa completa 163 anos, mas o presente para os empregados foi o aumento no Saúde caixa

Por nenhum direito a menos para os bancários da Caixa, a nossa luta continua!

12/01/2024 às 07:24
Ascom/ SEEB - MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

A Caixa Econômica Federal completa 163 anos na sexta-feira (12/01/2024). Contudo, os funcionários não têm o que comemorar principalmente devido aos ataques ao Saúde Caixa. Embora mais de 38 bases tenham rejeitado a proposta rebaixada que encarece o plano de saúde, o banco, a Fenae e a Contraf-CUT anunciam que o acordo já está em vigor para todo o funcionalismo.

Trata-se de uma atitude questionável, que tenta encobrir, ainda, um processo eleitoral com denúncias de irregularidades em vários Estados, feito de forma on-line, sem auditoria, sem democracia e até questionado pela via judicial, como ocorreu em São Paulo.

Para completar a manobra dessas entidades, no aplicativo do Saúde Caixa, em locais onde a categoria rechaçou o acordo, já aparecem simulações com os novos valores do plano, com aumentos que chegam a mais de R$ 1.000 reais a depender dos procedimentos realizados. Um absurdo: não se deixe enganar! Afinal, a própria Contraf está convocando seus sindicatos, cujas bases rechaçaram a proposta, a realizar novas assembleias no dia 16 de janeiro para aprovar o aditivo, incluindo bases grandes como Rio de Janeiro, Pará, Belo Horizonte e Porto Alegre, que disseram NÃO a essa proposta inaceitável.

Quanta contradição! Se o acordo já é válido em todo o país, por que novas assembleias estão sendo convocadas? Na verdade, a estratégia da Confederação é tocar o terror no funcionalismo sob a alegação de que se o acordo não for assinado, os bancários vão perder o plano de saúde. Falácia! O banco não pode, de forma unilateral, ceifar um direito previsto no edital do concurso no qual os funcionários foram aprovados. Para o SEEB-MA, essa orquestração entre a Caixa, a Fenae e a Contraf visa, mais uma vez, entregar direitos e prejudicar os bancários da Caixa, tudo para blindar um governo eleito com o chamado viés progressista, mas que tem dado continuidade a ataques à classe trabalhadora em várias questões.

Diante de tudo isso, os bancários da CEF, da ativa e aposentados, devem estar mais do que nunca organizados para resistir aos ataques patronais e de seus aliados, que não mostram qualquer compromisso com aqueles que de fato ajudam a construir a empresa no dia a dia. Ao invés de ceder às investidas falaciosas da Contraf, o funcionalismo precisa se unir e cobrar a reabertura das negociações com a Caixa por uma proposta digna que não inviabilize o plano de saúde!

O SEEB-MA, assim como a oposição bancária nacional, reafirma que não fechou qualquer acordo e não vai realizar nova assembleia no dia 16 de janeiro. Portanto, a Diretoria do Sindicato entende que esse aumento não pode ser cobrado aos bancários do Maranhão. Desde já, o Sindicato informa que tomará as medidas jurídicas cabíveis para que a Caixa prove o déficit do plano, apresente alternativas para o seu custeio sem onerar os participantes e, sobretudo, respeite seus funcionários, que desde meados dos anos 2000 têm visto o Saúde Caixa ser inviabilizado pela diminuição do patrocínio do banco por orientação dos governos de plantão.

Por saúde e por nenhum direito a menos, a nossa luta continua!
Esse é presente que o funcionalismo quer nos 163 anos da Caixa. 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!