Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / CAIXA ECONÔMICA

Imprimir Notícia

DIGA NÃO à proposta inaceitável sobre o Saúde Caixa

A categoria não pode permitir que esse acordo proposto pela Caixa e pela Contraf seja assinado!

24/11/2023 às 11:13
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Até a semana passada, o movimento sindical era uníssono em falar contra o teto de 6,5% da folha de pagamento para a contribuição da Caixa. Todos defendiam a volta do 70x30 – 70% Caixa e 30% Empregados.

Isso porque todos sabem que o déficit crescente no plano de saúde é resultado dessa política de custeio. Na época do 70x30, o Saúde Caixa era superavitário.

Por isso, lutar contra o teto de 6,5% é lutar para salvar o Saúde Caixa, pois com o déficit crescente o plano não resistirá muito mais tempo. Ficará tão caro que a maioria vai sair e procurar plano de mercado ou o SUS.

Contudo, para a nossa surpresa, o movimento sindical, dirigido em sua maioria pela Contraf/CUT, Comando Nacional e CEE Caixa, apareceu nesta semana defendendo uma proposta que mantém o teto de 6,5%.

Alguns dirigentes dessas entidades alegam que o teto está previsto no Estatuto da Caixa e que, por isso, não podem fazer nada. Absurdo! Com o Estatuto da Caixa, o banco faz o que quer, mas quanto ao Acordo Coletivo sobre o Saúde Caixa, cabe a nós dizermos o que queremos e o que não queremos.

A categoria – ativos e aposentados – não pode permitir que esse Acordo seja assinado! É preciso rechaçar essa proposta e exigir uma greve do movimento sindical nacional para arrancar outro Acordo que mantenha o nosso plano de saúde viável para todos e todas!

REAJUSTES MUITO ALTOS
ACORDO RUIM


A categoria teve um reajuste de 4,58% nos salários, porém terá um reajuste no custo do Saúde Caixa de 79% para os dependentes. O limite de desconto, que hoje é de 4,3%, aumentará para 7%. Confira, abaixo, um resumo da proposta inaceitável da CEF:

- titulares: manutenção da alíquota de 3,5% da mensalidade sobre a RB (remuneração base);
- teto de 7% por grupo familiar;
- dependentes: valor fixo de R$ 480,00 por dependente (considerando a limitação do teto pode ser reduzido);
- mantida a contribuição sobre o 13º salário.

Como se não bastasse, a Caixa quer utilizar todo o superávit que o plano ainda tem. Mesmo com tudo isso, o déficit para 2024 deverá crescer muito mais! Essa dívida crescente é por causa do teto de 6,5%, que precisa ser revogado. Caso contrário, ainda que paguemos cada vez mais, a situação só vai piorar até que o Saúde Caixa se torne inviável para todos!

Por isso, defenda o Saúde Caixa.
Afinal, com saúde não se brinca.
Por uma proposta decente!
Revoga o teto de 6,5% já!
A mobilização continua.
Essa luta é nossa!

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!