Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / CAIXA ECONÔMICA

Imprimir Notícia

SEEB-MA na luta pelo Saúde Caixa, por concurso e condições dignas de trabalho

A mobilização em defesa dos direitos dos trabalhadores da Caixa continua firme e forte no MA.

10/11/2023 às 13:31
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Os meses de outubro e de novembro foram marcados por lutas em defesa da saúde e das condições de trabalho dos bancários da Caixa.

SAÚDE CAIXA
Após várias assembleias, encontros, manifestações e paralisações, como a do dia 30/10, o banco sentiu a pressão do funcionalismo e voltou a negociar os termos do novo acordo sobre o Saúde Caixa.

Contudo, durante as negociações, a CEF, com o apoio da Contraf-CUT, insiste em propor acordos rebaixados, que podem inviabilizar o plano de saúde já em 2024, com o aumento das mensalidades, da coparticipação e da contribuição por dependentes.

Enquanto propõe medidas paliativas, a Caixa e a Contraf se omitem em resolver o problema principal do plano, que é o teto de 6,5% imposto pelo banco para custeio do Saúde Caixa. É preciso revogá-lo já!

O SEEB-MA defende que não seja assinado qualquer acordo que mantenha esse limite de contribuição que joga a conta do déficit do plano só para os bancários!

Pela retomada do modelo de custeio 70/30 e pela manutenção dos princípios da mutualidade, da solidariedade e do pacto intergeracional, a mobilização continua, pois com saúde não se brinca!

POR CONCURSO E MAIS BANCÁRIOS
Além da defesa do Saúde Caixa, os bancários do Maranhão também realizaram protestos pela contratação de mais empregados paras as agências da CEF no Estado, a fim de diminuir a sobrecarga de trabalho da categoria e oferecer atendimento digno à população. Como resultado, a SUPER/SLZ se comprometeu a deslocar alguns bancários para a agência Chapadinha enquanto a Caixa não realiza novo concurso público.

POR CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO
Já em Rosário e no Cohatrac, os trabalhadores realizaram uma paralisação de 48h, que resultou na solução, pelo menos até o momento, do problema de climatização das referidas agências. “Agora, vamos continuar a defender o Saúde Caixa, a fiscalizar os locais de trabalho, a cobrar concurso público, mais bancários e respeito aos funcionários e à população. A mobilização continua” – afirmou o diretor Enock Bezerra.
 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!