Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

EM FOCO / BANCO DO NORDESTE

Imprimir Notícia

Banco do Nordeste é vanguarda!

O BNB completa 71 anos em 19 de julho.

20/07/2023 às 11:43
ASCOM/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) completa 71 anos neste dia 19 de julho e já nasceu na vanguarda! Isso porque foi criado após um longo período de seca que, aliado à ausência de políticas de convivência com o semiárido deixou a Região Nordeste em uma situação de extrema dificuldade social e econômica, cenário nada propício à instalação de uma instituição financeira.

O BNB surgiu com a missão de desenvolver o então chamado Polígono das Secas, contribuindo com a redução do imenso fosso que separava a região do restante do país, sendo vanguarda também na produção de conhecimento qualificado sobre o Nordeste, através do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) de onde saíram gestores públicos reconhecidos e respeitados.

Daquele ano de 1952 para cá, o Banco seguiu abrindo caminhos e não é à toa que é considerado o maior banco de desenvolvimento da América Latina. Criou o microcrédito orientado - Crediamigo e Agroamigo; abriu linhas de crédito para mulheres; investe no financiamento de energia limpa; incentiva o empreendedorismo e a inovação através do Hubine e segue se atualizando para acompanhar a dinâmica da história, que tem sido escrita com uma rapidez talvez nunca imaginada.

Apesar de tudo isso, nesses 71 anos do Banco do Nordeste, nós que fazemos a Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB) seguimos lutando para que o Banco seja tratado à altura da relevância econômica e social que tem para a região e para o País. Isso pressupõe trabalhadores valorizados e em quantidade compatível à demanda; agências adaptadas à realidade, com tecnologia de ponta; garantia de recursos para o crédito mas, sobretudo, o reconhecimento enquanto instituição de desenvolvimento e que, como tal, não pode se pautar pelas exigências e metas do mercado, muito menos ser utilizado como peça do jogo político como ocorreu tantas vezes no passado, sob pena de abandonar o que o diferencia.

No atual momento do País, com a retomada da pauta desenvolvimentista e o foco para a redução das desigualdades e da pobreza por parte do Governo Federal, o BNB e seus trabalhadores têm muito a contribuir. Vida longa ao Banco do Nordeste!

Rita Josina Feitosa
Diretora-Presidente da AFBNB


*** via Jornal O Povo CE

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!