Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / BANCO DA AMAZÔNIA

Imprimir Notícia

BASA: 81 anos na luta pelo desenvolvimento do Brasil

Missão é proporcionar o desenvolvimento econômico e social da região amazônica, incluindo o Maranhão.

10/07/2023 às 09:42
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O Banco da Amazônia completou nesse domingo (09/07) 81 anos! Criado em 1942, o BASA tem como missão proporcionar o desenvolvimento econômico e social da região amazônica, incluindo o Maranhão.

Para se ter ideia, dados de 2021 indicam que o BASA é responsável por 65% do crédito liberado para os pequenos e médios produtores rurais do Norte, parte do Nordeste e Centro-Oeste, valorizando a agricultura familiar, que coloca 70% dos alimentos em nossas mesas e é uma das bases da economia do nosso Estado.

Como banco público, com foco no desenvolvimento regional e sustentável, é responsável, também, por financiar políticas públicas voltadas para a melhoria da saúde, educação, cultura, lazer, saneamento e segurança pública, além de obras de infraestrutura com compromisso ambiental.

Grande parte da receita do BASA provém da administração exclusiva do Fundo Constitucional do Norte (FNO), verba que financia, por exemplo, os setores agropecuário, de turismo, comércio e serviços.

Entretanto, apesar de toda a importância social desse banco público para o desenvolvimento regional do Brasil, os governos anteriores enfraqueceram o BASA e o seu funcionalismo ao invés de fortalecê-los, prejudicando os bancários e, sobretudo, a população.

No Maranhão, graças à atuação do SEEB-MA, em conjunto com o deputado estadual Roberto Costa, a Justiça impediu o fechamento das agências Bacabal, Pinheiro e Santa Inês, o que acarretaria prejuízos incalculáveis a clientes, pecuaristas, agricultores e comerciantes do Estado.

Ano após ano, apesar dos recordes de lucratividade do banco (R$ 1,1 bilhão só em 2022, 52,1% a mais do que em 2021), a Diretoria do Basa insiste em fechamento de agências, planos de demissão, desmonte do plano de previdência (CAPAF), corte de direitos, entre outros ataques à sustentabilidade do banco.

“Esperamos que essa data seja um momento de reflexão sobre o verdadeiro papel do Banco da Amazônia perante o desenvolvimento da Amazônia Legal, reconhecendo-se a importância imprescindível do BASA para o Brasil e para o povo brasileiro, o que passa pelo fortalecimento do banco e pela valorização dos seus funcionários. Vamos à luta” – afirmou a diretora Marla Brito. 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!