Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / CAIXA ECONÔMICA

Imprimir Notícia

SEEB-MA se reúne com a Direção da Funcef em Brasília

Na ocasião, foram discutidos assuntos como equacionamento, passivo judicial, estatuto, entre outros.

06/07/2023 às 11:06
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O SEEB-MA, o SEEB-RN e o SEEB Bauru e outros representantes da Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB) se reuniram nessa quarta-feira (05/07) com a Direção da Funcef, em Brasília (DF).

Na ocasião, foram discutidos assuntos como equacionamento do déficit da Fundação, passivo judicial, mudanças estatutárias e de regulamentos, migração de bancários para novo plano de benefícios, redução de juros de empréstimos, entre outros.

Quanto ao equacionamento, os Sindicatos voltaram a solicitar a suspensão dessa taxa extra cobrada dos associados, medida que pode ser viabilizada caso a Caixa, como patrocinadora, aporte mais recursos financeiros para a Fundação.

“Se a Caixa negociar o passivo judicial que existe contra a Funcef e destinar esses recursos à Fundação, a questão do equacionamento pode ser resolvida, tornando a entidade superavitária novamente” - afirmou o diretor Enock Bezerra.

Sobre o Estatuto da Funcef, os trabalhadores solicitaram a revogação das mudanças realizadas de forma unilateral pelo Governo Bolsonaro, além do fim do voto de minerva e a volta das normas vigentes em 2007, que eram mais benéficas para os associados.

Da mesma forma, os dirigentes sindicais pediram que as alterações no regulamento do Plano REG/REPLAN, promovidas no governo anterior, sejam desfeitas, pois retiraram direitos dos participantes, como a paridade entre ativos e aposentados. Em relação à migração dos bancários do Plano REB para um novo plano, a Funcef afirmou que o processo já está em andamento.

Durante a reunião, os trabalhadores requereram ainda o alongamento de prazos e a redução da taxa de juros para os participantes que contraíram empréstimos junto à Fundação, mas que agora se encontram com dificuldades para quitar os débitos.

Em resposta, a Funcef se comprometeu a analisar as demandas, mas adiantou que as questões relativas ao REG/REPLAN e ao equacionamento não dependem só da Fundação, mas da própria Caixa e de órgãos reguladores, como a Previc.

“De todo modo, esperamos sensibilidade por parte do novo governo de modo a atender aos anseios dos participantes da Funcef, que foram tão prejudicados por governos anteriores. Vamos aguardar avanços nas próximas reuniões” – finalizou Enock.

Além de Enock Bezerra, representou o SEEB-MA na reunião o presidente Dielson Rodrigues. Pela Funcef, participaram o diretor de benefícios, Jair Ferreira, e o diretor de administração e controladoria, Rogério Vida. 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!