DESTAQUE / II ENCONTRO ESTADUAL 2017

Imprimir Notícia

SEEB-MA promove II Encontro Estadual 2017

Na ocasião, bancários discutiram conjuntura e reivindicações para a Campanha Salarial 2017.

26/06/2017 às 12:41
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Foto: Diretoria do SEEBMA
Aprovação das resoluções do Encontro.

Cerca de 120 bancários, de todas as regiões do Estado, participaram nesse sábado (24/06) do II Encontro Estadual 2017, realizado no New Anápolis Hotel, em Imperatriz. Como principal resolução do Encontro, os bancários decidiram, por unanimidade, aderir à greve geral do dia 30 de junho.

Conjuntura e reformas

Pela manhã, a categoria debateu a conjuntura nacional com o ex-juiz de Direito, Jorge Moreno, que discorreu sobre a crise política, econômica e social pela qual atravessa o Brasil, enfatizando que só a mobilização da classe da trabalhadora pode mudar esse cenário desfavorável, de ataques do Governo Temer e do Congresso Nacional contra os direitos e a aposentadoria do brasileiro.

Em seguida, o Dr. Marco Antônio Ribeiro Ferreira, especialista em Direito Previdenciário e presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB - Subseção Imperatriz, aprofundou o debate sobre a Reforma da Previdência, tirando dúvidas e reforçando a necessidade de derrubar urgentemente esse projeto, que só beneficiará os banqueiros. Caso contrário, será o fim da aposentadoria pública (pelo INSS) no Brasil.

Campanha Salarial 2017

Após os debates, os bancários se reuniram em grupos de trabalho por banco, a fim de definirem as reivindicações para a Campanha Salarial 2017, dentre as quais: a luta contra as reestruturações e terceirizações; a defesa dos planos de saúde e de previdência; mais contratações e a garantia do emprego.

Porém, na ocasião, não foram discutidas cláusulas econômicas, como índices salariais e de PLR, já definidas no acordo bianual firmado no ano passado.

Assembleia de Organização


Vale ressaltar, mais uma vez, que os bancários aprovaram, em assembleia geral, a adesão da categoria à GREVE GERAL do dia 30 de junho contra os ataques do Governo Temer, como a lei de terceirização e as reformas trabalhista e da Previdência. Nesta quarta-feira (28/06), as 18h30, será realizada uma assembleia de organização, na sede do SEEB-MA, na Rua do Sol, em São Luís, para definir os últimos detalhes da greve.

Confraternização

No encerramento do Encontro, com o objetivo de integrar a categoria para as lutas que estão por vir, o SEEB-MA promoveu uma confraternização, que contou com as apresentações culturais de Pedro Bispo, Okajazo, Bumba meu Boi, Quadrilha, além do show de Simone Mose & Banda.

Além de diretores do SEEB-MA, participaram do Encontro representantes da AFBNB (Dorisval Lima), da AEBA (Sílvio Kanner), da Unidade Classista (Gato Félix), dentre outras entidades sindicais e movimentos sociais. 

Deixe sua opinião sobre essa matéria:

Limite de caracteres (0 / 250)
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
E-mail: comunicacao@bancariosma.org.br
Telefones: (98) 3311-3500 / 3311-3522
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Mobilização, Unidade e Luta.