Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / BNB

Imprimir Notícia

SEEB-MA critica processo de reestruturação do BNB

O SEEB-MA não medirá esforços para barrar mais esse ataque do Governo Temer.

18/01/2017 às 17:32
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Depois do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, o plano maléfico do Governo Temer de reestruturação e desmonte das empresas estatais se volta, agora, contra o Banco do Nordeste, que anunciou na sexta-feira (13/01), o fechamento de 19 unidades no país, incluindo a superavitária Bernardo Sayão, em Imperatriz (MA). Vale ressaltar que essas agências – em sua maioria – foram recém-inauguradas, o que representa desperdício de dinheiro público, contrariando o falso discurso do Governo sobre a necessidade de eficiência operacional e de corte de gastos devido ao momento econômico.

A reestruturação deve vir acompanhada de um plano de aposentadoria incentivada, que visa, na verdade, sanear as contas do banco e abrir as portas para uma futura privatização, priorizando o lucro em detrimento do papel social do BNB, que consiste na bancarização das populações carentes dos estados nordestinos e em programas de facilitação de crédito para o agricultor, o microempresário e o prestador de serviço da região. Entre os funcionários, o sentimento é de incertezas com a possibilidade de extinção de funções, demissões, descomissionamentos, realocações, dentre outras dúvidas.

Para o SEEB-MA, a reestruturação do BNB representa um retrocesso diante dos resultados positivos obtidos pelo banco nos últimos anos. Na última década, por exemplo, o Banco do Nordeste expandiu sua rede de agências em 68,3%, passando de 180 para 303 unidades no país. Já as aplicações financeiras subiram 231%, de R$ 7,3 bilhões para R$ 24,1 bilhões. Por sua vez, o quadro funcional aumentou 40,1%, passando de 5.151 para 7.231 bancários, fatores que, indubitavelmente, contribuíram para o desenvolvimento da região Nordeste e norte do Espírito Santo e de Minas Gerais.

Lamentavelmente, agora – sem transparência, planejamento, diálogo ou preocupação com os gastos públicos – características inerentes ao Governo Temer e ao Congresso Nacional, o BNB sofre esse ataque sem precedentes, que gera, sobretudo, instabilidade institucional, bem como desestímulo e insatisfação entre os bancários. Ante o exposto, o SEEB-MA critica - com veemência - o desmonte do Banco do Nordeste e reafirma seu compromisso com os trabalhadores de que não medirá esforços para barrar mais esse absurdo do Governo Temer.

Nesta sexta-feira (20/01), o SEEB-MA participará do Dia Nacional de Luta, em frente à agência Bernardo Sayão, em Imperatriz, para conscientizar a população e cobrar dos políticos maranhenses posicionamento contrário a essa medida, que prejudicará não só os bancários, mas, sobretudo, a população mais carente do Estado do Maranhão. “Só com mobilização, unidade e luta, evitaremos o desmonte do BNB e dos demais bancos públicos” – afirmou o diretor do SEEB-MA e bancário do Banco do Nordeste, José Ribamar Pereira.  

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!