Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / DINHEIRO

Imprimir Notícia

Bancos estudam forma de reduzir saque em espécie

29/09/2016 às 09:02
Contec
A+
A-

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), junto com órgãos governamentais, estuda formas de diminuir o volume de saque de dinheiro em espécie. A avaliação é que o trânsito de dinheiro facilita a lavagem de recursos em atividades de corrupção e atrai assaltantes em locais com volume alto de saque.

"Nós temos debatido com os vários órgãos que fazem parte da Encla [Estratégia Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro] a questão de reduzir o uso de saques em espécie dos bancos", disse ontem o presidente da Febraban, Murilo Portugal. Fazem parte da Encla, cerca de 60 órgãos, instituições e entidades, incluindo Ministério da Justiça, Banco Central e Coaf.

"Os saques em espécie podem ser um facilitador de crimes de lavagem de dinheiro e de terrorismo", afirmou Portugal. Segundo ele, em 2014, foram movimentados R$ 70 bilhões em espécie por pessoas físicas e empresas no país. "Há casos de um único saque de mais de R$ 2 milhões em espécie."

"A grande concentração de dinheiro em agências bancárias em dias de pagamento, por exemplo, tem atraído assaltantes em cidades menores e até em municípios nem tão pequenos, no que vem se chamando de 'novo cangaço'", disse.
O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, afirmou que há necessidade de avançar no controle do dinheiro vivo que circula no país. "Esses volumes de dinheiro em circulação favorecem muito a corrupção", disse. Segundo ele, os grandes casos de corrupção em empresas da construção foram facilitados pelas vastas somas de dinheiro vivo que elas sacam para fazer o pagamento de funcionários.

Portugal também afirmou que os bancos têm ampliado o repasse às autoridades, de informações sobre movimentações suspeitas. Segundo ele, em 2015, foram feitas, pelo setor bancário, 47.413 comunicações de operações suspeitas, o que representa um aumento de 27% em relação ao ano anterior.

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!