Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / CONGRESSO ESTADUAL

Imprimir Notícia

Bancários aprovam resoluções em defesa do emprego, do salário e contra a terceirização

Plenária Final do VIII Congresso Estadual ocorreu no sábado (25/06), na sede recreativa do SEEB-MA, no Turu.

28/06/2016 às 09:31
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Os bancários maranhenses aprovaram uma série de resoluções em defesa do emprego, da valorização salarial e contra a terceirização, durante a Plenária Final do VIII Congresso Estadual da categoria, realizado no sábado (25/06), na sede recreativa do SEEB-MA, no Turu.

Reunidos em grupos, os bancários definiram estratégias concretas para enfrentar desafios como as demissões em massa, as fusões, as incorporações, a ameaça de terceirização e o arrocho salarial imposto desde a “Era FHC” e perpetrado pelos governos do PT e suas aliadas, Contraf e CUT.

Dentre as resoluções aprovadas, destacam-se as campanhas pelo arquivamento do PLC 30/2015 (da Terceirização), contra o processo de reestruturação na Caixa e no BB, contra o fechamento de agências nos municípios e em favor da Convenção 158 da OIT, que proíbe as demissões imotivadas.

Além disso, os bancários pretendem, ainda, ajuizar ação contra a Febraban contra as demissões em massa no setor, lutar pela manutenção dos guichês de caixa nas agências, criar um fórum permanente para debater os problemas dos locais de trabalho, dentre outras iniciativas.

Sobre remuneração, a categoria defende a isonomia de direitos, distribuição linear da PLR, criação do adicional de interiorização e, sobretudo, piso salarial de R$ 6.463,44, equiparado aos técnicos de nível médio do Banco Central, que exercem, praticamente, as mesmas funções de um bancário.

Esse valor parte da necessidade imediata de recuperar o poder de compra dos bancários, esmagado pelos banqueiros e pelos governos FHC, Lula e Dilma, com o apoio da CUT e de centrais aliadas, que se valem de ardis como a mesa única e as pautas rebaixadas para trair os trabalhadores.

Vale ressaltar que enquanto despencam os salários e o poder de compra dos bancários, a escalada dos lucros dos bancos se faz constante e crescente, de modo a torná-los, sem dúvida, confortavelmente capazes de absorver o custo do piso salarial proposto.

Resoluções sobre emprego


Resoluções sobre remuneração
 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!