Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / CAREF BB

Imprimir Notícia

Reestruturações desestruturam vidas, afirma Juliana Donato

20/01/2016 às 13:10
Juliana Publio Donato - Representante no Caref BB
A+
A-

Ano Novo, nova reestruturação no BB. Este triste filme acontece desde 2007. Agora, o banco vai centralizar ainda mais a área meio, relacionada à VISIN – serviços e infraestrutura. Esta reestruturação terá grande impacto, pois envolve as cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Além disto, os maiores setores do BB em número de funcionários, os CENOPs estão envolvidos na reestruturação. E, para piorar a situação, a vice-Presidência estabeleceu que a data de implementação da nova estrutura já irá ocorrer em 25 deste mês.

Desde já, centenas de funcionários estão vivendo a insegurança de não saber se irão manter seus cargos e seus locais de trabalho. Mesmo nos locais que terão aumento de dotação, caso de São Paulo, existirá a insegurança de se os funcionários conseguirão manter a mesma comissão. Na reestruturação das GECEXs, no ano passado, vários colegas foram forçados a migrar para comissões de seis horas.

A nota emitida pela CONTRAF/CUT é equivocada na medida em que não se posiciona contra a reestruturação. Simplesmente solicita dados mais detalhados, a prorrogação do prazo de implementação.e a garantia de remuneração na mesma praça para os funcionários atingidos.

Estas medidas são corretas, mas insuficientes. Se não questionarmos a essência da reestruturação, que pressupõe a centralização crescente da área-meio em poucas capitais, novos ataques continuarão nos ameaçando.

Corretamente, foi convocado um dia nacional de lutas para esta sexta, dia 15. Mas, não queremos apenas demonstrar insatisfação. Queremos pressionar o banco para que suspenda todo o processo. Por isso, é importante que se estabeleça um calendário de mobilização crescente, envolvendo o funcionalismo na construção da estratégia e atividades. Distinto de restruturações mais recentes, o atual processo interfere na vida de locais com grande concentração de funcionários – maiores prefixos do banco. Há meios, portanto, para que mobilizemos a categoria.

Desde a semana passada, contatei o vice-Presidente César Borges, a fim de ter acesso a informações mais detalhadas do processo de reestruturação. Meu mandato, desde já, estará a serviço desta luta.

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!