Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / NEGOCIAÇÃO

Imprimir Notícia

Bamerindus tem liquidação encerrada após ser vendido ao BTG Pactual

22/12/2014 às 08:20
Valor Ecônomico
A+
A-

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, declarou encerrada a liquidação extrajudicial do Banco Bamerindus do Brasil e empresas correlatas. O regime especial foi decretado em 1997. 

De acordo com o Ato do Presidente número 1.286, o fim da liquidação leva em conta “a aquisição do controle acionário da sociedade, que propicia a retomada de suas atividades econômicas sob nova administração, com alteração da denominação social para BSPE Participações e Empreendimentos”.

Em janeiro do ano passado, o BTG Pactual fechou a compra do Bamerindus por R$ 418 milhões. O dinheiro será pago ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC), maior credor do banco, em cinco parcelas anuais.

O maior atrativo do Bamerindus eram seus créditos tributários. Com eles, o grupo BTG, que opera com lucro, poderá reduzir os impostos a pagar.

Em julho desde ano, a operação foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A marca Bamerindus, que pertence ao HSBC, ficou fora do acerto de compra.

Negócio

Além dos cerca de R$ 2 bilhões em créditos tributários, o BTG também se interessa pela carteira de créditos em execução judicial.

Quando o negócio foi anunciado, o banco informou que a operação envolveu "a aquisição dos direitos creditórios e ativos detidos pela instituição, que serão utilizados futuramente no contexto das atividades de crédito do BTG Pactual". Ficou de fora a marca Bamerindus, que pertence ao HSBC.

Os créditos tributários poderiam ser aproveitados para abater o pagamento de impostos do grupo. Até então, esses ativos estavam dormentes no Bamerindus e só poderiam ser ativados depois que o banco saísse da liquidação.

Não é apenas esse, porém, o interesse do BTG. Passada uma década e meia desde a intervenção do BC, a percepção é que o Bamerindus ainda tem uma carteira de crédito em execução judicial valiosa, além de imóveis dados em pagamento por devedores.

A aposta do BTG é que, fora do processo de liquidação, esses ativos possam ser geridos de forma menos engessada, gerando valor.

A compra do Bamerindus viabilizou o pagamento de 100% dos credores. Com o dinheiro, foram pagos o BC, o Tesouro Nacional e o FGC.

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!